sábado, 23 de setembro de 2017

Da Coluna de Inaldo Sampaio


 
 

Postado por Inaldo Sampaio


Coluna Fogo Cruzado

A Polícia Militar de Pernambuco recebeu anteontem um reforço de 1.500 novos homens para ampliar o policiamento ostensivo e combater a criminalidade no Estado, que fugiu ao controle do governo. Basta dizer que a taxa de homicídios no Estado é de 57 por grupo de 100 mil habitantes, muito superior à do Rio de Janeiro e São Paulo que têm população muito superior. O governo acredita que a chegada dos novos policiais será importante para reduzir os índices de violência, mas é preciso primeiro ver para depois crer. Afinal, o efetivo da Polícia Militar hoje é praticamente o mesmo de 1983 quando Roberto Magalhães assumiu o governo: cerca de 18 mil homens. Por que? Porque quando chegam mil novos PMs, outros mil passam para a inatividade e assim o efetivo nunca cresce. De 82 para cá a população aumentou consideravelmente, mas o quadro da PM não cresceu na mesma proporção. É por isso que se pode dizer que a chegada dos novos PMs foi importante mas dificilmente eles suprirão as necessidades da grande maioria dos municípios do interior.

Há algo errado no modelo

Quando Eduardo Campos (PSB) assumiu o governo estadual em 2007 e lançou o programa “Pacto pela vida”, a taxa de homicídios em Pernambuco era uma das maiores do país, mas a partir de 2008 caiu consideravelmente. De lá para cá passaram-se 10 anos e as duas Polícias (Militar e Civil) são as mesmas. Pergunta-se, então: se o “Pacto” deu certo até 2013 e a partir de 2014 começou a desandar, não seria o “modelo de governança” que está equivocado?

Atraso – O Estado de Minas, que é o 2º mais rico do Brasil, perdendo apenas para São Paulo, começou novamente a atrasar salários. O governador Fernando Pimentel (PT) deveria ter pago ontem a quem ganha mais de 3 mil reais, mas não havia dinheiro em caixa. É por isso que Paulo Câmara (PE), que está conseguindo pagar em dia, é tão festejado fora de Pernambuco.

Pesar – O prefeito de Dormentes, Geomarco Coelho (PSB), que morreu anteontem no Recife e foi sepultado ontem em sua cidade, era amigo e liderado político do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB), mas não eram parentes. Os “Coelho” de Petrolina nada têm a ver com os “Coelho” de Dormentes, nem com os “Coelho” de Ouricuri.

Transporte – O governador Geraldo Alckmin (SP), que estará no Recife na próxima segunda (25) para participar de um fórum sobre o setor “sucroenergético”, no Paço Alfândega, só viaja agora em avião de carreira, ao passo que o prefeito João Dória (SP), cria política dele e também pré-candidato a presidente da República pelo PSDB, só viaja em seu jatinho particular.

Liberação – O ministro Mendonça Filho (Educação) já deve ter perdido a conta do volume de dinheiro que liberou para Pernambuco nesses 17 meses em que se encontra à frente da pasta. Todas as unidades subordinadas ao seu Ministério receberam ajuda financeira: UFPE, UFRPE, Univasf, Fundação Joaquim Nabuco e os Institutos Federais de Educação.

Cobrança – O delegado da Polícia Civil, Erick Lessa, que disputou a prefeitura de Caruaru pelo PR e ficou na terceira colocação, iniciou o período de cobranças à prefeita Raquel Lyra (PSDB), a qual, segundo ele, “conversa muito e realiza pouco”. Lessa vai disputar um mandato de deputado estadual em 2016.

Prestígio – O prefeito Miguel Coelho (PSB), valendo-se do prestígio do pai, senador Fernando Bezerra (PMDB), acaba de conseguir para Petrolina um restaurante popular (com ajuda do Ministério de Desenvolvimento Social) e uma ciclovia para a orla (com apoio do Ministério dos Transportes). Dos 184 prefeitos pernambucanos, ele foi o que recebeu recursos do governo federal ao longo deste ano.

Memória – O ex-governador Joaquim Francisco (PSDB) tem sérias dúvidas sobre se o eleitorado brasileiro vai escolher “caras novas” no próximo ano ou manter as “velhas” que todos conhecemos. Ele está de orelha em pé depois que os eleitores do Amazonas, duas semanas atrás, elegeram pela quarta vez para o Governo do Estado o pedetista Amazonino Mendes, de 78 anos de idade.

Debate – O deputado André de Paula (PSD) participou ontem em Caruaru de um debate sobre a conjuntura política nacional na Faculdade de Administração da ASCES. O tema do debate foi “Crise política e as reformas propostas pelo governo Michel Temer – Reflexões sobre o Brasil”. O editor deste Blog atuou como debatedor.

Crédito – A prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida (PSB), recebeu anteontem R$ 450 mil de uma emenda parlamentar do ministro Bruno Araújo (Cidades) para obras de reforma do Hospital Municipal. E imediatamente colocou no seu Facebook uma mensagem de agradecimento ao tucano, em quem votou para deputado federal em 2014.

Independência – Até ontem, não tinham compromisso com nenhum dos candidatos a governador de Pernambuco os prefeitos do Cabo de Santo Agostinho (Lula Cabral), de Jaboatão dos Guararapes (Anderson Ferreira) e de Olinda (Professor Lupércio). Apesar de seus partidos – PSB, PR e SD, respectivamente – integraram formalmente a base de apoio ao governo Paulo Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário