segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Da Coluna de Edmar Lyra


 by Edmar LyraLeave a Comment


Oposição quer dar pontapé no dia 8 de dezembro

Durante a visita do governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o deputado federal Bruno Araújo enfatizou que o PSDB de Pernambuco ficará em campo oposto ao PSB do governador Paulo Câmara e confidenciou que no dia 8 de dezembro a oposição composta por Armando Monteiro, Mendonça Filho, Fernando Bezerra Coelho e ele próprio estará reunida numa agenda que discutirá a segurança pública, que é, de acordo com pesquisas de opinião, o principal problema de Pernambuco.

A oposição segue cada vez mais afinada porque considera que o ciclo do PSB em Pernambuco está no fim, pois o partido não tem mais Eduardo Campos que era um político acima da média e completará em 2018 nada menos do que doze anos de poder. Na ótica dos opositores de Paulo Câmara, o modelo de gestão do PSB se exauriu e não há argumento consistente para que o partido consiga se sustentar por dezesseis anos no comando do estado.

Além da fadiga de material, os líderes da oposição avaliam que existe um deficit de liderança por parte do governador Paulo Câmara e por isso nada que ele venha dizer ou fazer conseguirá reverter a onda de rejeição ao seu governo. Há quem defenda, inclusive, que a coligação seja chamada de União por Pernambuco, uma vez que se trata da maior unidade já vista no estado desde que o PSB reconquistou o governo em 2006, reeditando a vitoriosa coligação que desbancou Miguel Arraes em 1998.

Há uma convergência de ideias e de projetos, onde Armando Monteiro e Bruno Araújo estariam inclinados a apoiar uma chapa encabeçada por Fernando Bezerra Coelho, também não se descarta que este grupo possa emplacar o ministro da Educação Mendonça Filho numa chapa presidencial como candidato a vice-presidente, pois se entende que o Nordeste tem força para indicar o nome e Mendonça representaria com louvor não só o seu partido como todas as forças convergentes de Pernambuco pelo excelente trabalho que vem desempenhando a frente do MEC, se tornando uma unanimidade positiva do governo Michel Temer.

A oposição ainda acredita que poderá atrair grupos flutuantes como é o caso dos prefeitos Anderson Ferreira, Professor Lupércio e Lula Cabral, que ainda não bateram o martelo sobre quem será o candidato apoiado por eles. Os líderes da oposição consideram que o PSB não conseguiu valorizar o tamanho político dos três prefeitos e por isso não trata com a atenção necessária que eles merecem.

A partir de 8 de dezembro o quadro ficará mais claro e muito provavelmente na primeira quinzena de janeiro os nomes da chapa majoritária da oposição estarão apresentados ao povo pernambucano para tentar fazer frente a hegemonia do PSB no estado.

Desdém – Apesar de ter obtido 30.782 dos 97.269 votos no Cabo de Santo Agostinho, equivalente a 31,6% da sua votação total, o deputado federal Betinho Gomes tratou com desdém o município responsável pela maior parte da sua votação nas emendas ao Orçamento Geral da União 2018, destinando apenas R$ 450 mil para o município dos R$ 14 milhões que tem direito. O valor corresponde a apenas 2,8% do montante das suas emendas parlamentares.

Encontro – Horas depois de ser lançado como pré-candidato do PSC à Presidência da República, em evento em Salvador, no sábado (18), o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, desembarcou no Recife e foi recebido pelo deputado estadual André Ferreira, que comanda a legenda em Pernambuco. Durante a conversa, Rabello disse estar satisfeito com a possibilidade de disputar a sucessão do presidente Michel Temer e que vai percorrer o País para apresentar as suas propostas.

Apoio – O deputado federal Jarbas Vasconcelos recebeu o governador de São Paulo Geraldo Alckmin neste domingo e declarou apoio ao tucano na disputa pela presidência da República em 2018 independentemente da orientação do PMDB nacional. Alckmin e Jarbas foram governadores juntos entre 2001 e 2006 e nutrem uma relação de amizade e respeito.

Animado – O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira está bastante animado com sua pré-candidatura a deputado federal pelo PSDB para representar o Agreste na Câmara dos Deputados. Soldado de Bruno Araújo, Edson torce que o ex-ministro das Cidades seja candidato majoritário em 2018 para ficar com o caminho livre para tentar um voo rumo à Brasília.

RÁPIDAS

Proposta – O deputado estadual Beto Accioly (PSL) apresentou um projeto de Lei que inclui a consciência política no ensino médio, já tramitando na Casa Joaquim Nabuco. A proposição visa abordar assuntos como ética na política, transparência, respeito ao erário e noções de administração pública para que haja uma melhor formação de cidadãos para as gerações futuras.

Estadual – O vereador do Recife Wanderson Florêncio, que obteve 8.701 votos em 2016, vem costurando sua candidatura a deputado estadual em 2018. Considerado um dos melhores vereadores do Recife, Wanderson tem qualificação de sobra para representar Pernambuco na Casa Joaquim Nabuco.

Inocente quer saber – Quando o deputado federal Daniel Coelho oficializará sua saída do PSDB de Pernambuco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário