sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Da Coluna de Edmar Lyra



Fernando não desistiu de Ana Arraes

O senador Fernando Bezerra Coelho sonha acordado com a volta de Ana Arraes para a política e consequentemente para que ela dispute o Senado na sua chapa ao governo. Esse movimento, que foi apresentado em primeira mão por este blog, não cessou, muito pelo contrário, ele continua em franca articulação nos bastidores, e ganhou recentemente um entusiasta deste projeto que é ninguém mais, ninguém menos que Antonio Campos, único filho da ministra.

Para ser candidata, Ana Arraes teria que abdicar de mais cinco anos do TCU e voltar para a política depois da brutal perda do seu filho Eduardo Campos. Muita coisa estaria em jogo nesta questão, sobretudo os problemas pessoais que mãe e viúva nutrem desde o desaparecimento do ex-governador. Tonca quer vingar o corpo mole do Palácio na sua eleição para prefeito de Olinda, e a única alternativa que ele encontrou foi Ana Arraes disputar as eleições deste ano.

Com a entrada de Ana Arraes no páreo, o PSB perderia toda e qualquer legitimidade para reivindicar para si o legado de Eduardo, uma vez que a mãe dele decidiu não subir no palanque do PSB, mais do que isso, estaria candidata do outro lado do jogo, o que seria interpretado pelo eleitorado de que o governo que sucedeu Eduardo não tem mais a simpatia da sua mãe.

Quando Eduardo decidiu ser candidato a governador em 2006 lançou a mãe para deputado federal, numa demonstração clara que mais do que ela ser filha de Arraes, havia a confiança irrestrita dele na sua genitora como alguém que guardaria sua vaga em Brasília caso o projeto desse errado. Se confirmada esta tese defendida por FBC, haveria um impacto direto na disputa, uma vez que ela seria pule de dez para o Senado e afastaria muitos pretensos candidatos da disputa. Além do mais, políticos que seguem indecisos quanto a que caminho tomar, teriam menos inclinação a marchar com o PSB.

Ana Arraes pode ser o grande trunfo da oposição para a disputa de outubro, e se alguém considera esta hipótese impossível, lembre-se que uma pesquisa recente para consumo de um partido da oposição colocou seu nome para a disputa, e com certeza quem mandou fazer o levantamento incluiu o seu nome com o seu conhecimento e certamente com a sua anuência.

Risco de enchente – O Tribunal de Contas do Estado (TCE) enviou uma notificação ao Governo do Estado sobre a paralisação das obras no Canal do Fragoso, em Olinda, destacando o risco de mais uma grande inundação na cidade, como a ocorrida em 2016. Teresa Duere, relatora das obras no TCE, alerta para a paralisação das obras da CEHAB. A obra teve início em março de 2013, sofrendo prejuízos em sua evolução, em decorrência de entraves burocráticos e da desarticulação dos órgãos envolvidos. Já foram pagos 47 milhões de um orçamento de 100 milhões de reais, segundo o TCE.

Apoio – O ex-prefeito de Belém de Maria, Tio Correia, anunciou oficialmente os seus candidatos a deputado federal e deputado estadual este ano. O federal será o secretário de Administração Milton Coelho (PSB), já o estadual será Beto Accioly (PSL), que está alinhavando bons apoios para a sua reeleição e tende a atingir um expressivo resultado nas urnas.

PROS – O empresário Antônio Souza, novo presidente estadual do PROS, vem tentando pavimentar sua candidatura a deputado federal. Inclusive fez um vídeo de apresentação para as redes sociais de fazer inveja a qualquer superprodução. Se conseguir montar uma boa chapinha, as chances de ele chegar ao mandato são boas, pois houve uma mudança no cálculo das vagas pelas sobras, o que permitirá que chapas que não atinjam o quociente eleitoral estimado em 180 mil votos ainda assim possam eleger deputado.

IFPE – O ministro da Educação, Mendonça Filho, estará em Jaboatão dos Guararapes, nesta sexta-feira, para assinar a Ordem de Serviço de Construção do Novo Campus do Instituto Federal de Pernambuco do município. Na ocasião, o ministro libera recursos para a construção de outros dois campus do IFPE, o de Igarassu e de Palmares, que atualmente funcionam em estruturas provisórias.

RÁPIDAS

Homenagem – Recebi ontem o prêmio Destaque Total 2017, da Revista Total, ao lado do blogueiro Wellington Ribeiro, do radialista Carlos Peruca, do desembargador Bartolomeu Bueno e dos prefeitos Demóstenes Meira (Camaragibe) e Aglailson Junior (Vitória de Santo Antão), que também foram agraciados com a homenagem. Meu agradecimento a Marcelo Mesquita da Revista Total pela lembrança justamente em 2018 quando completamos 10 anos de existência.

Curtidor – Apesar de ser aliado do deputado federal Jarbas Vasconcelos, de quem também é sobrinho, e que vem travando um duro embate com o senador Fernando Bezerra Coelho pelo comando o PMDB, o deputado estadual Gustavo Negromonte vem curtindo absolutamente todas as postagens do senador no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário