sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Da Coluna de Inaldo Sampaio


A democracia funciona, mas com as peças fora do lugar
por Inaldo Sampaio


Coluna Fogo Cruzado
O ministro José Múcio diz que os poderes da República funcionam com os sinais trocados

O ministro José Múcio (TCU) costuma dizer que a democracia no Brasil está funcionando com as peças fora do lugar. Temos um Executivo “criminalizado”, diz ele, um Legislativo “judicializado” e um Judiciário “politizado”. Nada mais verdadeiro do que isto. Basta observar como se comportam os principais atores desses três poderes. O presidente Michel Temer, por exemplo, chefe do Poder Executivo federal, passou ontem pelo constrangimento de responder “perguntas desrespeitosas” encaminhadas ao seu gabinete por um delegado da Polícia Federal. Mas, ao mesmo tempo, abusa de legislar por meio de medidas provisórias, quando poderia recorrer aos projetos de lei a fim de prestigiar o Congresso Nacional. Este, por sua vez, parece que faz mesmo questão de abdicar de suas prerrogativas, dada a quantidade de vezes que recorre ao Judiciário para resolver conflitos que os próprios congressistas poderiam fazê-lo. No entanto, a distorção mais grave diz respeito ao comportamento do Judiciário, que assumiu um ativismo político jamais visto em nossa história. Exemplos? A sentença do ministro Gilmar Mendes impedindo Dilma Rousseff de nomear Lula para o seu ministério e a liminar expedida por um juiz de Niterói proibindo Michel Temer de nomear uma deputada do PTB para o Ministério do Trabalho. Até prova em contrário, a prerrogativa de nomear e demitir ministros é do presidente da República. Mas recorrer a quem, em nossa democracia de sinais trocados?

King’s College London

Esclarece o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel: viajou a Londres com a mulher, Socorro, deputada estadual pelo PSL, não em férias mas para assistir à formatura da filha, Larissa, que concluiu o mestrado em Genética do Desenvolvimento Humano no King’s College London. Larissa fez o curso de Medicina na UPE e foi especializar-se em Genética Humana no Reino Unido.

Palanque – Elias Gomes, ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, está convencido de que será o candidato do PSDB ao governo estadual, pois não passa pela sua cabeça que Geraldo Alckmin não tenha interesse em ter um “palanque tucano” em Pernambuco na eleição presidencial.

Chapinha – O deputado e presidente do PP estadual, Eduardo da Fonte, filiou ontem ao partido o ator Robson Silva Melo, também conhecido como “Palhaço Cheirosinho”. Ele é natural de Gravatá, mas mora em Carnaíba, e será candidato a deputado estadual. A meta do partido é mandar 8 representantes para a Assembleia Legislativa.

O próximo? – Depois do Cabo e de Petrolina, a próxima cidade pernambucana que poderá municipalizar seus serviços de água e esgoto é Jaboatão, cujo prefeito, Anderson Ferreira (PR), ficou contrariado pelo fato de a Compesa ter dito que não tem recursos para concluir uma barragem em seu município.

Presente – O deputado Guilherme Uchoa (PDT) acompanhou a volta de Bruno Pereira (PTB) à prefeitura de São Lourenço e poderá ter o apoio dele para o filho, Guilherme Júnior, que será candidato a deputado federal pelo PSB. O prefeito vai anunciar uma nova equipe até o final da próxima semana.

Indecisão – O PT pernambucano elegerá boas bancadas à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal se pôr na disputa Bruno Ribeiro, João Paulo, Fernando Ferro, Mozart Sales, Dilson Peixoto, João da Costa, etc. Sem falar nos que já têm mandato: Humberto Costa, Odacy Amorim, Teresa Leitão e Paulinho Tomé. Agora, tem que ter coragem de correr risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário