sábado, 17 de março de 2018

Da Coluna de Edmar Lyra



Paulo Câmara apesar das dificuldades ainda é o favorito

Eleito em 2014 na esteira de Eduardo Campos, sobretudo após o fatídico acidente que vitimou o ex-governador, Paulo Câmara teve um desafio muito grande para enfrentar que era governar um estado sem seu mentor e principalmente num momento de crise econômica que prejudicou o Brasil e em Pernambuco não foi diferente.

Paulo também enfrentou um recrudescimento da violência que já dava seus sinais no final do governo Eduardo e seguiu com João Lyra Neto. Evidentemente a violência teve como seu maior ingrediente a crise econômica que ampliou o desemprego e colocou mais gente na condição de vulnerabilidade social, mas uma coisa é perceptível aos olhos do pernambucano, que é o empenho do governador em resolver o problema. Nunca se viu tanto investimento quanto agora para a segurança pública.

Perto de findar a janela partidária, os indícios são grandes de que as modificações entre deputados estaduais e federais ocorrem apenas do ponto de vista partidário, porém a maioria dos parlamentares seguirá na base do governador porque não sente confiança em outros projetos. Já existe por parte da classe política a percepção de que o governador está melhorando as várias situações ruins do seu governo e que em junho, após a alteração do secretariado em abril, a coisa deverá estar bastante equacionada.

A oposição ao governador não se entende. Ela cada dia que se passa dá sinais de que os desejos pessoais estão acima do desejo comum de vencer a eleição, o que mostra uma união de fachada. Não há uma plataforma, um projeto, nada que justifique o eleitor insatisfeito com o atual governo trocar por um nome oposicionista. Por outro lado, o PSB segue com know-how de quem venceu as últimas seis eleições, sabendo fazer campanha como ninguém. Isso acaba impulsionando o governador a uma situação melhor.

A oposição sem unidade e sem um projeto consistente, a cada dia que se passa se torna mais frágil para enfrentar um governador que apesar de todas as dificuldades, é quem está tocando Pernambuco aos trancos e barrancos para levar o estado a mares mais calmos. A tropa do governador está sedenta para manter a hegemonia do PSB no estado, diferentemente da oposição que tem uma tropa muito menos numerosa e de difícil aglutinação e entendimento.

Agua Fria – Neste sábado, o prefeito Geraldo Julio entrega as obras de saneamento integrado de quatro vias no bairro de Água Fria. A obra, realizada pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Saneamento, teve um investimento de R$ 725 mil, dentro do PAC Beberibe II, e beneficiou moradores das ruas Bom Conselho e São Joaquim do Monte, e das vias para pedestres Dona Sinhá e Vila Esperança. Foram realizados os serviços de pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário e implantação de calçadas nas vias.

Judiciário – Cresce a cada dia a ojeriza da população com a casta do Poder Judiciário composta por juízes, desembargadores e tantos outros que são beneficiados pelo famigerado auxílio-moradia. O judiciário, que antes era intocável, nos tempos de mobilização nas redes sociais, está na berlinda porque é um poder que custa caro, funciona pouco e só serve a quem tem dinheiro, poder e influência. Só quem precisa daquele poder sabe do quanto é massacrado e achincalhado por juízes que se acham verdadeiros deuses.

Trânsito – A situação da Via Mangue, da Conselheiro Aguiar e das ruas do Pina parece filme de terror. Para fazer um percurso pela Conselheiro Aguiar, pode separar de meia a uma hora para ficar preso no trânsito da Zona Sul. O prefeito Geraldo Julio finge que não é com ele. A sensação que se tem é que Geraldo já entregou os pontos para este problema.

RÁPIDAS

Reforço – O PSC vive em Pernambuco o seu melhor momento sob o comando de André Ferreira. Ontem foi oficializada a ida do presidente da Alepe deputado Guilherme Uchoa e do pré-candidato a deputado federal Junior Uchoa. Ambos têm, ao lado de Manoel Ferreira, cadeira cativa entre os eleitos deste ano.

Brasília – Embarco neste domingo rumo a Brasília para acompanhar in loco as intensas articulações nesta fase final de janela de filiações. Lá também saberemos se haverá a apreciação do pedido de dissolução do diretório do MDB depois de uma nova liminar barrar a sua tramitação. Fiquem ligados o tempo todo no nosso blog para saberem em primeira mão as notícias quentes da política tanto de Brasília quanto daqui do estado.

Inocente quer saber – Até quando juiz vai receber salário e todas as suas benesses sem ter uma exigência para dar prosseguimento a processos que duram décadas parados nas varas de Pernambuco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário